Tem uma nuvem pairando no ar. Calma! Não é a nuvem que você está imaginando, nem sinal de que o tempo está fechado. Pelo contrário, no universo digital, o tempo se tornou bem ensolarado com o advento de uma tecnologia revolucionária desde que a internet foi criada, na década de 1960.
Você já deve saber do que estamos falando: o armazenamento em nuvem. Na verdade, mesmo que você não saiba, isto faz parte do seu dia a dia em muito mais coisas do que você imagina. Neste artigo, você vai conhecer melhor essa tecnologia que permite guardar dados na internet por meio de um servidor online sempre disponível. Vamos lá? Boa leitura!
Afinal, o que é armazenamento em nuvem?
A nuvem, também conhecida como Cloud, é um endereço virtual que permite o armazenamento de arquivos, documentos e outras informações sem precisar de um HD (disco rígido), seja físico, externo ou aquele alocado no seu computador, notebook, smartphone ou tablet.
Não só armazenar, mas a nuvem possibilita editar, compartilhar e excluir arquivos, documentos, fotos, vídeos, contatos e aplicativos livremente. Tudo fica guardado e disponível em um ambiente digital. E isso vale para todo tipo de arquivo, seja pessoal ou profissional.
Para acessar esses arquivos, você precisa apenas de uma conexão estável de internet. E toda operação pode ser feita de qualquer lugar, distância e a qualquer hora. Todo gerenciamento é online.
Sim, é como se aquela nuvem pairando sobre sua casa nunca saísse de lá.
E o armazenamento em nuvem já é um conceito bastante incorporado no cotidiano de pessoas e organizações. Hoje, já existem diversos serviços à disposição e com variadas capacidades de armazenamento para empresas de todos os portes e usuários de todos os perfis.
É bem difícil encontrar pessoas que não utilizam serviços como Google Drive, iCloud, One Drive, Dropbox ou os tantos outros disponíveis.
Há quem diga que só os serviços de armazenamento são associados à nuvem. Contudo, os serviços de streaming de vídeo ou música também bebem dessa fonte.
E o curioso é que muitos arquivos armazenados em nuvem podem nem estar fisicamente no mesmo país que você reside. O motivo é bem simples: os serviços em nuvem contam com servidores que se comunicam com data centers (centros de dados), locais físicos espalhados pelo mundo, com máxima segurança digital.
E o termo “nuvem”, de onde surgiu?
Apesar de a tecnologia ter se tornado acessível relativamente há pouco tempo, o termo “nuvem” já era utilizado na computação desde a década de 1970. Era uma metáfora para a internet, usada em desenhos e diagramas de telefonia.
Vantagens e desvantagens da nuvem
As vantagens do armazenamento em nuvem são muitas, entre elas temos:
Menos custos, menos dispositivos.
Na nuvem, tudo fica em um servidor digital, o que faz com que o usuário não precise gastar com novos acessórios para guardar seus arquivos, já que vai poder armazenar em espaços até maiores, muitas vezes sem pagar um centavo pelo serviço.
Mobilidade
Usar a nuvem garante muita praticidade e mobilidade nas tarefas do dia a dia. Como já foi dito, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar do mundo, em qualquer dispositivo compatível, a qualquer hora. Um documento que você salva no seu computador, por exemplo, poderá ser acessado do seu celular ou tablet, e vice versa. Só precisa ter uma conexão estável de internet. Mas e se por acaso a internet estiver ruim? Sem problema! Você pode editar seus documentos off-line e, assim que ficar online, tudo será automaticamente atualizado.
Segurança
Uma das grandes preocupações quanto ao armazenamento em nuvem é a segurança dos dados. Ninguém quer pôr em risco seus arquivos. Porém, na nuvem, apenas o usuário tem acesso ao seu próprio material, nem mesmo as empresas que oferecem o serviço têm conhecimento do conteúdo.
Ambiente colaborativo
Sim, na nuvem você pode compartilhar seus documentos com quem você quiser, se assim o desejar. E ainda escolhe com quem compartilhar. Uma ótima maneira de empreender projetos colaborativos que envolvam n pessoas. E com cada indivíduo no seu quadrado, ou seja, na sua casa ou trabalho. Os ganhos em produtividade são infinitos.
Personalização de recursos
São muitos os serviços gratuitos de armazenamento em nuvem, nem por isso deixam de existir planos personalizados para usuários e empresas. Obviamente, contratar mais espaço e funcionalidades vai requerer alguns custos, que possivelmente nada se comparam a gastos com hardwares.
Mas, e as desvantagens?
Na real, a única desvantagem pontual é o fato de algumas áreas não possuírem boa cobertura de internet. A propósito, uma conexão estável de internet é o requisito primordial para acessar e gerenciar arquivos remotamente.
Não há limites para a tecnologia Cloud! E o mais legal de tudo: você pode armazenar todos os seus arquivos e documentos na nuvem sem gastar nada.
Veja alguns serviços grátis populares no mercado:
Google Drive
É o serviço de armazenamento em nuvem do Google. Quando você cria um e-mail no Gmail, por exemplo, já consegue acesso ao Google Drive.
iCloud Drive
É o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Compatível preferencialmente com produtos da marca, também tem uma versão para Windows.
OneDrive
É o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Ele é gratuito a partir da adesão do usuário ao pacote Office.
Dropbox
Com apenas um registro, você tem acesso a uma conta gratuita e já pode começar a guardar seus arquivos em um servidor online sem custos extras.
A nuvem é uma tecnologia que veio para ficar. E já ficou! Faz parte da rotina de milhares de pessoas e organizações. E se o assunto é tecnologia que facilita a vida de usuários, a Weclix fala a mesma língua. Lembra que falamos que ótima conexão é fundamental para a nuvem funcionar direitinho? Aproveite e conheça tudo o que fazemos para levar internet ultra rápida, estável e de qualidade para você aproveitar todas as possibilidades da nuvem em seu dia a dia.
Tenha uma internet de verdade na sua casa, tenha Weclix. Para saber mais dos nossos planos, acesse www.weclix.com.br ou envie um e-mail: atendimentogenteboa@weclix.com.br.