Como a internet está ligada ao consumo de notícia?
Pesquisas apontam que 90% dos brasileiros consomem conteúdos pela internet.
Já não é de hoje que ficar bem-informado está há poucos cliques. Não é mais preciso esperar o jornal televisivo das 20h para ter mais informações sobre um acidente, alta do dólar ou a troca do treinador de algum time de futebol. E também não é necessário ir até a banca de jornal para acompanhar os passos dos políticos.
Com o avanço da internet isso mudou e a cada ano mais pessoas utilizam aplicativos em buscas de informações.
O Brasil lidera consumo de notícias online na América Latina. Entre os brasileiros, a categoria de notícias e informações soma 126,3 milhões de usuários únicos, dos quais 63% utilizam o celular para navegar na internet.
Durante a pandemia, foi observado uma mudança de comportamento. As pessoas passaram a consumir mais notícias e as interações dos usuários latino-americanos no Instagram e Facebook aumentaram em 54% e 51%, respectivamente.
Os hábitos dos leitores durante a pandemia os levaram a voltar a atenção para o consumo de notícias e isso evidenciou ainda mais a importância de boas fontes de informação.
Aumenta o número de usuários no TikTok em busca de informações
O Instagram é a rede social favorita do público para interagir com conteúdo noticiosos, representando cerca de 64% das interações, sendo que o interesse está concentrado em notícias gerais e relacionadas a negócios. No entanto, o Twitter é rede social mais utilizada pela imprensa para o compartilhamento de notícias.
Entretanto, o que chamou a atenção foi o TikTok, conhecido como “rede vizinha” que vem crescendo os números de pessoas que acessam a internet e ficam horas só neste aplicativo. O que antes era visto só como dancinhas, agora gerou fonte de conteúdo para todas as idades.
A porcentagem de usuários do TikTok que agora consomem notícias pelo aplicativo disparou para incríveis 43% em 2023. O TikTok emergiu como uma força a ser reconhecida, especialmente entre a Geração Z, desafiando o status quo do jornalismo.
Com as empresas de notícias competindo pela atenção e orçamentos publicitários, a plataforma tornou-se um terreno fértil e rentável para se conectar com a audiência jovem.
Conta pra gente qual a rede social que te faz ficar horas online! Não esqueça, na hora de ficar por dentro das tendências, política, turismo e muito mais é só assinar a Weclix e navegar sem interrupções!