A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre Inteligência Artificial é, inevitavelmente, que ela vai substituir o ser humano no futuro. Mas antes de qualquer teoria de conspiração ou devaneios oriundos da ficção científica, vale a pena entender melhor alguns pontos dessa tecnologia que invariavelmente se manifesta na nossa rotina e já faz parte de milhares de projetos organizacionais.
O que é Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, ou apenas IA, ou AI, de Artificial Intelligence, é a nova onda da inovação que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana. E ela vai além de uma simples programação de ordens específicas para uma tomada autônoma de decisão, baseadas em padrões de enormes bancos de dados.
De forma resumida, Inteligência Artificia é uma junção de tecnologias disruptivas essenciais para qualquer empresa que deseja se modernizar: redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outras que conseguem simular capacidades da inteligência humana.
Os 3 principais pilares da Inteligência Artificial
Machine Learning
Em vez de programar regras para uma máquina e esperar o resultado, o aprendizado de máquina consegue deixá-la aprender essas regras por conta própria a partir dos dados, chegando ao resultado de forma autônoma. Para entender melhor, basta prestar atenção às recomendações personalizadas da Netflix e da Amazon, por exemplo. Conforme você inclui dados ao assistir a uma determinada produção, o sistema aprende do que você gosta.
Deep Learning
O aprendizado profundo se refere a uma parte da máquina que usa algoritmos complexos para imitar a rede neural do cérebro humano e adquirir conhecimento com pouco ou sem supervisão.
Processamento de Linguagem Natural
Também conhecido como PLN, ele utiliza as técnicas de machine learning para encontrar padrões em grandes conjuntos de dados puros e reconhecer a linguagem natural. Um grande exemplo é a análise de sentimentos, onde algoritmos detectam padrões em postagens de redes sociais para compreender como os clientes se sentem em relação a marcas e produtos específicos com velocidade recorde.
Aplicações e benefícios da Inteligência Artificial
Independentemente dos riscos de uma futura autonomia exacerbada em relação às capacidades humanas, preconizados por figuras científicas, como o saudoso físico Stephen Hawking, por exemplo, a Inteligência Artificial é capaz de gerar vantagens competitivas aos negócios, tornando-se uma solução estratégica.
Um sistema de IA pode desenvolver processos que servem de base para a tomada de decisões de executivos, principalmente se estiver vinculado a uma solução de Big Data, capaz de lidar com um gigantesco volume de dados não estruturados.
Uma solução de IA é capaz de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas entre consumidores e possibilitar boas estratégias comerciais.
A Inteligência Artificia é uma das maiores parceiras da automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações e mais segurança. Aqui vale destacar seu papel no setor produtivo. Ela á uma das tecnologias que encabeçam a quarta revolução industrial ou indústria 4.0. E, unida à realidade aumentada, à Internet das Coisas (IoT) e outras inovações, permite aplicações vastas em atividades produtivas e gerenciais.
Uma solução de IA pode, por exemplo, ser empregada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais de uma empresa, adquirindo a capacidade, com os conteúdos obtidos, de descobrir gaps, falhas e outros pontos fracos nos processos organizacionais, reduzindo erros, custos, dificuldades de gerenciamento e aumentando a eficiência operacional.
Agora uma vantagem que estamos mais acostumados a vivenciar: a Inteligência Artificial pode otimizar o atendimento ao público em diversos aspectos, como a entrega de uma comunicação mais eficiente, aumento da agilidade em transações, mapeamento de tendências, comportamentos e oportunidades para uma personalização mais ampla. Aliás, podemos considerar os chatbots das caixas de mensagens de sites e redes sociais, mensageiros instantâneos, salas virtuais de atendimento etc., como precursores da Inteligência Artificial apta a interagir com as pessoas.
Onde mais encontramos (e usamos) a Inteligência Artificial no dia a dia
Assistentes virtuais como a Siri, a Cortana e o Google Assistant são bons exemplos de Inteligência Artificial em contato direto com usuários. A propósito, o Google é um heavy-user em lidar com a Inteligência Artificial para oferecer seus serviços. Google Fotos reconhece o conteúdo de suas imagens e permite que você faça uma busca digitando o nome de um objeto ou ação. O YouTube transcreve áudio e gera legendas para vídeos em vários idiomas. O Gmail oferece respostas automáticas inteligentes para seus e-mails. O Google Tradutor traduz textos de placas, rótulos e cardápios com a câmera do celular.
Saindo um pouco do Google, o Spotify e a Netflix usam Inteligência Artificial para entender as preferências dos usuários e fazer recomendações. A Amazon faz algo parecido ao oferecer novos produtos. Carros autônomos também já estão rodando por aí, em testes de empresas como Google, Uber, Samsung e Volkswagen. Uma produção cinematográfica usa a Inteligência Artificial para criar multidões de pessoas em cenas de filmes. A medicina conta com a Inteligência Artificial para avançar seus estudos sobre câncer e outras doenças.
OK, a Inteligência Artificial está em praticamente tudo. Mas, afinal, ela vai roubar o meu emprego?
Como vimos na introdução deste artigo, ainda existem certos medos pairando sobre o futuro da Inteligência Artificial. No entanto, tudo indica um futuro otimista, com uma tecnologia cada vez mais transparente, ética e que faça parte de nossa rotina no trabalho ou na vida pessoal, aumentando nossas capacidades cognitivas.
A Inteligência Artificial pode nos tornar mais produtivos, liberando-nos de tarefas mecânicas para usarmos o máximo de nossa capacidade criativa em outros setores.
Uma nova onda capaz de inovar inclusive o ser humano.
A Weclix também se vale da Inteligência Artificial em múltiplas frentes para oferecer sempre a melhor experiência aos seus clientes. Vamos viver essa (r)evolução juntos?
Tenha uma internet de verdade na sua casa, tenha Weclix. Para saber mais dos nossos planos, acesse www.weclix.com.br ou envie um e-mail: atendimentogenteboa@weclix.com.br