Importância de senhas fortes e autenticação em duas etapas para a segurança digital.
Você sabia que uma senha para ser forte – em qualquer rede social – é uma das principais estratégias para evitar que a maioria de suas contas on-line sejam invadidas. Sem essas senhas atualizadas, você pode estar usando senhas que os hackers conseguem adivinhar facilmente. Se expor ao risco de ter os dados roubados é um risco que você não deve correr. É preciso criar senhas capazes de combater os métodos de roubos.
Fique atento às suas senhas.
A má proteção das senhas abre uma porta para os hackers acessarem suas contas mais pessoais, dentro delas, aplicativos de bancos. Por isso, é óbvio que você vai querer criar senhas que dificilmente conseguirão descobrir.
Alguns usuários criam senhas para enganar os hackers. Essa era uma das maneiras mais inteligentes de combater o roubo de dados. Os criminosos usam qualquer informação que encontram sobre você e tentam usar padrões comuns para adivinhar suas senhas. Antes era possível trocar apenas alguns caracteres para criar uma ‘’S3Nh#’’ que garantisse sua segurança. Mas infelizmente eles já conhecem esse truque.
Nos dias de hoje, eles usam técnicas mais avançadas para obter suas senhas. Isso é importante porque muitas pessoas tentam usar senhas difíceis de adivinhar, mas não levam em consideração os algoritmos eficientes.
Esses são um dos métodos para os hackers invadirem suas contas.
Como criar uma senha forte?
Para se proteger dos novos métodos dos hackers, você precisa das senhas fortes. E se você está se perguntando: ‘’qual é a força da minha senha?’’, veja algumas dicas de como criar senhas fortes.
- Ela precisa ser longa! Tente usar pelo menos 10 ou 12 caracteres, ou o máximo possível.
- Ela precisa ser difícil de adivinhar, evitar sequência como ‘’12345’’ pois ela pode ser fácil de adivinhar e mais fácil de hackear por força bruta em segundos. Por isso também evite palavras comuns como ‘’senha1234’’
- Ela precisa ter tipos variados de caracteres, letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e números devem fazer parte da senha. A variedade pode tornar a sua senha mais imprevisível.
- Você não deve usar a mesma senha para tudo, use algo diferente. Usar as mesmas senhas em várias contas pode facilitar ainda mais os hackers. Use sempre algo original.
- As senhas podem ter combinações de palavras incomuns, elas podem ser mais seguras se usarem palavras inesperadas. Mesmo que você use senhas aleatórias, elas podem ser lembradas.
Como memorizar as suas senhas
Com tantas senhas exclusivas para ter em mente, você precisa ter cuidado com a maneira como as salvas. Para manter em segurança, evite:
- Anotar em papel
- Salvar senhas em aplicativos de notas no do seu telefone.
- Salvar senhas no preenchimento automático do seu navegador.
Mas use os seguintes métodos:
Ative sempre a autenticação de dois fatores em todas as suas contas mais importantes. Essa é uma verificação de segurança adicional após uma entrada de senha bem-sucedida. Ela usa métodos que só você tem acesso, tais como: e-mail, mensagem de texto, biometria (ex: impressão digital, face ID) ou uma chave de segurança USB. Isso mantém criminosos e curiosos longe de suas contas, mesmo que sua senha seja roubada.
Em última instância, lembre-se de que, se a sua senha é fácil para você, provavelmente ela também será para os hackers. Senhas complexas são as melhores maneiras de se proteger.