Desde a metade dos anos 1900, o simples fato de vender já não era mais importante. O fato que comprar se tornou uma experiência é datado de antes, mas e a fidelização e reputação?
O atendimento ao cliente é onde podemos sentir a importância que o cliente tem para a marca. E não entenda errado, em tempos de redes sociais e globalização, quando menciono atendimento, falo de redes sociais, pós venda e assistência. E se você pensa que isso não é muita coisa, de acordo com uma pesquisa do HubSpot, 68% dos consumidores estão dispostos a pagar mais se a marca é conhecida por um bom atendimento ao cliente. Além disso, 78% das pessoas voltaram a fazer negócios com uma empresa depois de um erro, se o atendimento foi excelente, diz uma pesquisa feita pelo SalesForce.
E a pergunta de 1 Milhão, como melhorar o seu atendimento?
Não existe uma resposta certa, mas se tem alguém que pode dar o exemplo é a Weclix. Indicada pelo segundo ano consecutivo para o Prêmio Reclame Aqui, a empresa tem o RA1000 e concentra seus esforços em cultura voltada para o cliente.
1- Escute
O cliente precisa ser escutado antes de escutar. Mesmo que você já tenha a resposta na ponta da língua, escute. Ninguém gosta de um sabichão egocêntrico né?
2- Empatia
São duas pessoas conversando, entenda que do outro lado daquele papo tem uma pessoa com a sua própria história e seus problemas. Atenda como você gostaria de ser atendido.
3- Tom de voz
Você usa brincadeiras para falar com o cliente? Algumas vezes é o melhor caminho para acessar aquela pessoa, outras vezes não. Compreender que o mesmo tom não funciona para todas as pessoas é entender boa parte desse texto.
4- Saiba do seu produto
Provavelmente a única HardSkill desse texto, mas saber do que você está falando é crucial para desenvolver um papo saudável e valioso com outra pessoa. Só lembra do primeiro tópico, ok?
No papel tudo parece ser fácil, mas as empresas que conseguem desenvolver um atendimento espetacular devem ser parabenizadas. Como disse acima, a Weclix tem proeza para falar de atendimento. Não complique tudo com processos, seja como o coração amarelo, descomplicado e divertido 💛