Consumir produtos em lojas on-line tem se tornado um hábito cada vez mais comum, seja pela praticidade de comprar sem sair de casa ou mesmo pelas promoções com preços mais baixos oferecidas pelos vendedores. Porém, é importante estar atento para não cair em golpes de sites falsos.
Entre os cuidados estão a checagem em cadastros no Procon e no site da Receita Federal, ou indicações menos comuns, como selos de segurança e domínios confiáveis.
1. Consulte o CNPJ na Receita Federal
Com o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da loja online em mãos, verifique algumas informações sobre a empresa pelo site da Receita Federal. A medida permite tomar conhecimento sobre a autenticidade de uma empresa e tudo pode ser feito de forma online no site do órgão federal.
2. Verifique a lista do Procon
O Procon é o órgão de defesa do consumidor responsável por garantir que as compras de produtos sejam feitas com segurança, livres de abusos e fraudes, além de repassar informações e orientações a empresários e consumidores. Algumas sedes do órgão auxiliam os compradores indicando sites que devem ser evitados na hora das compras.
3. Busque a reputação no “Reclame Aqui”
No site Reclame Aqui é possível encontrar reclamações contra empresas feitas por consumidores que tiveram experiências ruins durante as compras. Por lá, é possível ler as principais queixas dos clientes e a tratativa da loja sobre o assunto. Com base na experiência dos usuários, a loja recebe uma classificação de sua reputação. Quanto mais baixa for a nota, menos confiável é o estabelecimento.
4. Confira o link e o domínio
É importante ter atenção ao link do site e também ao domínio utilizado, principalmente em caso de receber a URL via e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Alguns golpes tentam utilizar links com nome de sites conhecidos pelos consumidores, mas com pequenas modificações para redirecionar para páginas que não são autênticas.
Além de conferir se o nome do link está totalmente correto, outro detalhe que deve ganhar atenção é o domínio. Os endereços eletrônicos que terminados com “.br” “.edu” e “.org” tendem a ter mais credibilidade do que os que estão registrados como “.biz” e “.net”, por exemplo.
5. Veja os comentários de quem já comprou
Ter como base para as compras a experiência de outros clientes pode ser um caminho seguro para adquirir produtos em lojas online que não são tão conhecidas. Os sites de e-commerce que reúnem diversos vendedores são os que requerem uma atenção especial, pois o mesmo produto desejado pode ser vendido por fornecedores mais ou menos confiáveis.
Gostou desse assunto? Continue acompanhando o nosso blog?