Na quarta-feira (6/7), Fabricio Kameyama, CEO da Weclix, participou da segunda edição do Congresso e Feira de Negócios INOVAtic – Sudeste, evento totalmente online e gratuito, que é voltado para o segmento dos provedores regionais de Internet e direcionada aos principais operadores da Região Sudeste do país.
O executivo foi um dos convidados do painel “Os ISPs de destaque na Região, estratégias de crescimento”, que trouxe CEOs de três ISPs com perfis distintos para apresentarem suas trajetórias, estratégias de crescimento e visão do mercado nacional de banda larga. Também participaram da mesa, Alessandro Teixeira – CEO da Blink Telecom e Fábio Abreu – CEO da Vip Telecom. A moderadora do bate-papo foi Miriam Aquino, diretora do Tele.Síntese.
Fabricio Kameyama falou sobre o início da Weclix e o que foi feito para que ela entrasse no mercado de uma forma diferente. A empresa ficou 18 meses na fase de planejamento antes de iniciar a operação. Ao ser questionado sobre as mudanças no mercado Telecom em 2022, o CEO da Weclix disse que “todas as empresas investiram muito nos últimos dois anos, talvez mais do que estavam prevendo. Houve a necessidade de antecipar muito a demanda do mercado, só que aliado a isso tivemos uma piora dos fatores macroeconômicos, como aumento da taxa de juros, do dólar e da inflação sobre produtos e serviços. A base de custos de todas as operadoras com certeza estão subindo e são custos que às vezes são muitos difíceis de reduzir no curto prazo, por isso, uma boa gestão das empresas será primordial neste momento”, destacou.
Ele ainda enfatizou que mesmo diante de um cenário desafiador o mercado ainda é de grandes oportunidades tanto para crescimento orgânico, como para a continuação da consolidação. “A região sudeste conta com um mercado extremamente competitivo pois existem cidades onde atuamos que temos três operadoras e adicionalmente mais os provedores com fundos de investimento, ou seja, temos quatro ou cinco concorrentes de alta qualidade, mas felizmente, pela plataforma criada pela Weclix ainda conseguimos ser competitivos”, finalizou.
O bate-papo completo está disponível no canal do Youtube do Tele.Síntese acesse.
(https://www.youtube.com/watch?v=AykCPTQxzeU)
Sobre o Congresso
O INOVAtic Sudeste é uma realização do Tele.Síntese, com debates totalmente virtuais. O Congresso debate as principais questões da pauta regulatória setorial – entre elas, a consolidação do novo Plano Geral de Metas de Competição, que afetará diretamente os ISPs –, irá tratar também das decisões sobre a implementação da LGPD pela ANPD e das novas oportunidades de receitas com a “gameficação”.