Empresas de distintos portes estão atentas à necessidade de investir em plataformas de aprendizagem. A ferramenta virtual consegue proporcionar uma experiência de ensino focada nas pessoas, explorando os interesses e potencialidades, individuais e coletivas, alinhados aos objetivos estratégicos das organizações.
Não há um modelo único de plataforma de aprendizagem, entretanto podemos dizer conceitualmente que elas são ambientes virtuais voltados para a gestão do ensino e a experiência de aprendizagem das pessoas.
O software de ensino coloca as pessoas no centro da experiência de ensino tende a aumentar a motivação da equipe. Os colaboradores sentem-se valorizados, não só pelo investimento da empresa em capacitação, mas também pela forma como se identificam com os treinamentos propostos. Quando as pessoas conseguem enxergar a si mesmas como parte central do processo de ensino-aprendizagem, os resultados das ações de Educação Corporativa costumam ser exitosos.
Buscando dar protagonismo às pessoas na construção do seu processo de aprendizagem e capacitação profissional, a Weclix lançou uma plataforma de aprendizagem para proporcionar uma experiência de ensino focada nas pessoas, utilizando da tecnologia para disponibilizar soluções educacionais simples, engajadoras e colaborativas: a YHA – Yellow Heart Academy.
O principal objetivo da ferramenta é levar a cultura da organização e todo conhecimento aprimorado ao longo de sua trajetória para todos os colaboradores. Tudo isso em um lugar lúdico, gamificado e recheado de oportunidades. Agora os colaboradores têm a possibilidade de adquirir ainda mais conhecimento e se especializarem nas áreas da empresa que fazem mais sentido para eles. Mais do que formar profissionais, a iniciativa permite formar pessoas e contribui para o crescimento intelectual.
Ambientes gamificados
Gamificação é o processo que adapta elementos comuns em games à outros objetivos não afins aos games. Isso resulta em plataformas educacionais que vão além do entretenimento. Na prática, os modelos gamificados seguem a lógica e a metodologia dos jogos para converter materiais complexos em conhecimentos mais acessíveis.
Plataforma, conteúdo e propósito
Para entregar experiência online que faça parte das expectativas da empresa, é necessário relacionar à plataforma ao conteúdo oferecido. A experiência tem a ver com a conexão real entre as pessoas e o formato. Ou seja, a plataforma não é o único ponto que você deve se atentar.
A aprendizagem precisa ser boa para quem aprende, quem administra e para quem facilita também. E você pode adaptar as aulas em diferentes formatos para promover essa interatividade. Por isso, deve-se gerar valor para além da tecnologia, pois é disso que o colaborador precisa. A tecnologia é apenas a ferramenta para o propósito, que vem de algo muito maior.
Gostou desse assunto? Continue acompanhando o nosso blog?