A enorme capacidade de transmissão de dados a longas distâncias e alta velocidade da fibra óptica fez com ela se tornasse uma das principais tendências na telecomunicação dos últimos anos.
Grande parte dessa difusão massiva da tecnologia pelo Brasil ocorreu a partir da ampliação da cobertura proporcionada por provedores de banda larga.
Mas por que ela é tão rápida e estável?
Diferentemente da internet por fio de cobre, a fibra ótica não usa eletricidade na transmissão de sinais, na medida em que os transforma em luz para os enviar por meio do cabo.
Tal processo pode ser feito de duas formas: por laser (fibra monomodo) ou LED (fibra multímodo).
Enquanto os tradicionais cabeamentos de cobre sofrem diversas interferências eletromagnéticas. Sua transmissão pode ser severamente afetada por outras redes e pela distância entre a central de fornecimento e o cliente.
Para se ter uma ideia, o cabeamento de cobre, utilizado nas antigas instalações de banda larga, permite uma velocidade média de 10 Mbps. Já as redes comerciais atuais de fibra óptica são capazes de atingir transmissões de até 40 Gbps — cerca de 4.000 vezes mais rápida.
Já a instalação de internet fibra óptica não está sujeita a tais problemas, pois o cabeamento é revestido por materiais dielétricos (isolantes). Sem perdas, a conexão se mantém forte e estável, mesmo a longas distâncias.
Conexão fibra óptica: como instalar?
Assim como qualquer processo de compra de um produto ou serviço, existem algumas dúvidas que podem surgir na hora de contratar um plano de internet fibra óptica.
Uma delas é como funciona a instalação em empresas e residências.
A instalação da internet de fibra óptica exige alguns cuidados técnicos específicos para essa tecnologia. Além disso, ela pode demandar a troca de alguns equipamentos do usuário, como os roteadores.
Isso permitirá ao contratante aproveitar todo o potencial da nova tecnologia, assim como as elevadas taxas de transmissão que a fibra óptica traz.
Para saber se a Weclix já chegou no seu bairro clique aqui.