Em um período que o mercado está cada vez mais concorrido, para as empresas conseguirem crescer, ou ao menos se manter no segmento, todo detalhe é importante. Um dos principais pontos fundamentais para conseguir alcançar esse objetivo é o relacionamento com o cliente. Hoje, investir nessa questão pode representar a sobrevivência das organizações.
O bom atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de vários negócios no mundo inteiro, sejam empresas presentes no ambiente físico ou comércios eletrônicos e outros negócios digitais. Já um atendimento ruim pode afetar a reputação da sua marca e, além de te fazer perder vendas, ainda deixa sua empresa sendo comentada negativamente pelo mercado.
A necessidade do isolamento provocou uma rápida transformação no comportamento de compra, visto que o e-commerce brasileiro registrou um recorde de crescimento desde o primeiro semestre de 2020. Os consumidores não querem ter de aguardar vários minutos na linha de telefone ou esperar horas para ter seu e-mail respondido. Portanto, é necessário oferecer soluções que proporcionem uma boa experiência para o cliente.
Vale destacar que mesmo com o telefone em nossas mãos, é cada vez mais raro realizar ligações quando tudo pode ser resolvido por meio de uma mensagem. Nesse sentido é de extrema importância ter opções de atendimento digital, como e-mail, chat online e redes sociais. Porém, é preciso ter em mente que o atendimento online é mais um canal e um recurso da empresa, não podendo se tornar um vilão ou aumentar o esforço do usuário ou time.
Para que o custo-benefício seja real, é preciso realizar um atendimento online com base em ciclos de relacionamento e estratégias.
É importante ressaltar que cada empresa tem um cenário particular, para saber em qual tipo de atendimento investir, automatizando tarefas, disponibilizando perguntas e respostas e proporcionando inovações e soluções, é preciso conhecer quem consome seu produto/serviço, então conheça o seu público para traçar qualquer tipo de estratégia e plano de ação. Saiba para quem você vende, quais são as dores desse cliente, entenda a jornada dele e então parta para a ação.
O que você tem feito em relação ao seu atendimento online? Como você cuida dessa importante área em sua organização? Está na hora de avaliar seus serviços e descobrir quais áreas e pontos-chave precisam ser melhoradas.