Com o desenvolvimento acelerado do digital, derivado da evolução e surgimento de diversas tecnologias de informação, algumas dúvidas sempre surgem a respeito desse universo. Um questionamento recorrente entre os usuários é a diferença entre provedores e servidores de internet.
Muitas pessoas acreditam que eles têm o mesmo significado, entretanto, eles não têm nada em comum.
Quer entender melhor o assunto? Então leia o artigo abaixo que vamos esclarecer nos tópicos definitivamente quais são as diferenças. Boa leitura!
Provedor de internet
O provedor de internet é um serviço oferecido por uma empresa, que consiste em possibilitar o acesso a conexão à internet, por meio de computadores, celulares, tablets e demais dispositivos eletrônicos que utilizam essa tecnologia. Ele é responsável por mediar a conexão com a rede mundial de computadores, além de garantir a manutenção e estabilidade da rede.
Antigamente, esse acesso à rede era feito por linha telefônica, a chamada conexão discada (dial-up). Eram feitas “ligações” para a empresa provedora de internet, que então fazia o intermédio da conexão das operadoras de telecomunicações com os usuários. Dessa maneira, era dever do provedor oferecer os protocolos que permitiam o acesso à internet em casas e empresas.
Porém, com a chegada da banda larga nos anos 2000, a internet passou por diversas mudanças. Hoje, conexões via cabo, satélite, rádio ou fibra fazem com que a própria operadora realize a função de conectar um computador à internet.
Tipos de provedores
É o provedor que fornece o usuário (e-mail) e senha para que você acesse a internet, e fica a cargo da operadora de telefonia determinar a velocidade e toda a estrutura necessária para tal acesso (linha telefônica, modem, cabos).
– Provedor de hospedagem
É responsável pelas estruturas físicas por onde trafegam as informações. Sua estrutura é agregada por roteadores de tráfego interligados aos circuitos de alta velocidade, utilizando-se de cabos de fibras ópticas.
– Provedor de acesso
É a empresa fornecedora de serviços para acesso à internet. Ela tem o papel de permitir que os usuários acessem a internet mediante planos e pacotes, respeitando os direitos do consumidor.
– Provedor de conteúdo
Qualquer empresa que disponibiliza informações aos internautas, fornecendo toda sorte de conteúdo, programas para download ou serviços na internet.
Servidor de internet
Servidores são dispositivos físicos, instalados em computadores, que têm como objetivo monitorar e controlar as informações de acesso à internet, sejam elas produzidas internamente ou recebidas de fora, via internet.
Ou seja, as verificações de segurança baseadas em pacotes, portas, urls e demais informações são feitas no servidor de internet.
Confira alguns benefícios do servidor:
– Segurança
– Armazenamento de arquivos
– Portabilidade de arquivos
Tipos de servidores
Há vários tipos de servidores de internet utilizados com diferentes finalidades. Separamos alguns deles abaixo:
– Servidor de e-mail
Servidor responsável por armazenar, transferir e receber e-mails através de redes locais. Assim que um e-mail é disparado, um contato com o servidor é feito e, após a aprovação do recebimento, a mensagem é armazenada e classificada.
– Servidor de nuvem
O acesso em nuvem é permitido em qualquer computador que esteja conectado à internet e tenha a autorização do acesso. Tem como objetivo compartilhar arquivos com outras pessoas remotamente.
– Servidor de banco de dados
Tem a inteligência de armazenar e manipular informações de um banco de dados. É configurado para potencializar e dar eficiência, de forma aplicada, ao processamento e à transferência de dados entre os outros sistemas computacionais da infraestrutura de TI.
– Servidor FTP
Servidor muito usado em sistema cloud, é o modelo que, por uma rede TCP/IP, libera download e upload de arquivos via conexão com protocolo FTP (File Transfer Protocol). É ideal para armazenamento e troca de arquivos, onde é possível ter livre acesso ou limitá-lo por meio de senha e login.
Diferenças entre provedores e servidores
De forma resumida, provedores de internet são as operadoras e empresas que fazem o intermédio da oferta de internet para os consumidores. Sua principal função é permitir e tornar fácil o acesso à web.
Servidores podem ser descritos como software ou como parte fundamental de um sistema computacional. Ou seja, são equipamentos, não necessariamente computadores, que têm inúmeras capacidades de processamento, monitoramento, controle e armazenamento de dados.
Fique online com a Weclix
A Weclix é uma empresa diferente, descomplicada e moderna. Somos a escolha certa para quem procura um serviço de internet com tecnologia de ponta, liberdade de escolha, velocidade e estabilidade de navegação.
Por isso, quando pensar em internet com ultravelocidade, mais estabilidade, eficiência e segurança, pense Weclix.
Tenha uma internet de verdade na sua casa e/ou na sua empresa, tenha Weclix.
Para saber mais dos nossos planos, acesse www.weclix.com.br ou ou envie um e-mail: atendimentogenteboa@weclix.com.br.