Antes de falar sobre marketing de comunidade, é importante entender o próprio conceito de comunidade. Trata-se de um grupo de pessoas que compartilham algo em comum. Não são somente de indivíduos que vivem próximos, mas também que possuem interesses parecidos e se conectam, por exemplo, pela internet.
Marketing de comunidade, também chamado pelo nome em inglês, community marketing, consiste em uma estratégia que serve para se aproximar dos atuais clientes da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de grupos e fóruns online, eventos presenciais ou outras ações que façam sentido para fazer com que os consumidores se engajem com a sua marca.
Por meio dessa aproximação, é possível monitorar as necessidades da clientela, conhecer suas opiniões a respeito da sua marca e melhorar os serviços e produtos oferecidos, satisfazendo cada vez mais essas pessoas.
Para falar sobre comunidade podemos usar o exemplo da Apple, que em agosto de 2018 alcançou o status de primeira empresa privada a valer 1 trilhão de dólares.
Os clientes da Apple fazem mais do que somente recomendar o produto para os outros: os itens são uma verdadeira paixão. Milhares de pessoas fazem filas quilométricas somente para serem os primeiros a comprar a nova versão do Iphone.
Resumindo: fazer marketing de comunidade é identificar onde está o público com o perfil traçado pela marca, compreender suas dificuldades, mapear suas necessidades, entender suas prioridades, como se comunicam e os apresentar a outras pessoas com as mesmas questões e vivências.
E aí? Está pronto para investir em uma comunidade em prol do seu negócio?
Com informações do site Resultados Digitais