Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre as siglas B2B e B2C, não é mesmo?
Mas se esse assunto ainda é um pouco confuso para você, não se preocupe: vamos falar sobre o tema neste artigo.
Os famosos conceitos de vendas representam as duas principais formas de fazer negócios no mundo.
O B2B (Business to Business), é direcionado aos negócios entre empresas, dentro do universo corporativo, e vendas B2C (Business to Consumer), aquelas cujo foco está no consumidor final.
É essencial compreender com profundidade os caminhos de cada um desses públicos, seu modo de pensar, suas dores e suas expectativas para traçar as abordagens de vendas corretas e obter sucesso nesses mercados.
O modelo de negócio B2B abrange, por exemplo, indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vendem para revendas.
Além disso, também há várias empresas B2B no setor de serviços, como assessorias, consultorias e agências.
Já o B2C está presente no dia a dia de qualquer um de nós, por exemplo, quando adquirimos um livro via e-commerce, ao fazer compras de supermercado — seja presencialmente, seja online, e até mesmo quando um serviço de dedetização para casa é contratado.
Ou seja, se uma empresa comercializa com outra empresa, estamos diante de um modelo B2B.
Mas, se um negócio tem como público alvo o consumidor final, temos uma relação B2C.
Vale ressaltar que apesar de muitos produtos e serviços que utilizamos em nosso dia a dia serem os mesmos comprados por organizações empresariais, o modo como essa negociação é realizada é distinta.
As negociações B2B tendem a ser mais recorrentes e duradouras, assim, é mais provável que os clientes pautem suas decisões de compra a partir de aspectos mais objetivos implicados na operação, como vantagens do produto ou serviço ofertado e avaliação das reais necessidades de aquisição para a empresa.
No caso do B2C, as estratégias de vendas levam mais em conta, por exemplo, fatores emocionais que influenciam a lógica do consumo.
Independente da negociação, investir num bom e prolongado relacionamento com o cliente, com foco em atender suas necessidades e seus desejos, é sempre o caminho mais acertado para o sucesso de qualquer negócio.
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