Crescimento do ensino EAD
O ensino a distância (EAD) segue em destaque e está mudando a realidade de muitos brasileiros. Durante uma década, entre 2011 e 2021, o número de matrículas cresceu 474%, e os efeitos desse progresso ainda são sentidos hoje. De 2021 a 2024, houve um avanço de quase 10% no número de alunos matriculados em faculdades.
Nesse modelo, a flexibilidade é um ponto decisivo para os estudantes, pois possibilita conciliar a jornada de trabalho com outras atividades, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos alunos. Outro fator atrativo é a democratização dos preços no mercado, tornando a graduação mais acessível para muitos brasileiros, tanto pelas mensalidades mais em conta quanto pela redução de barreiras geográficas e dos custos de deslocamento.
Pela primeira vez, o número de matrículas na educação superior de graduação ultrapassou a marca de 10 milhões de estudantes, em 45 anos de estatísticas produzidas pelo Inep. Esse dado é impressionante e alimenta o otimismo em relação à escolarização dos brasileiros, além de transformar o futuro da mão de obra no mercado.
Diante desse cenário de crescimento expressivo, estima-se que, até 2030, o EAD poderá dominar o mercado educacional. Para garantir a qualidade do ensino, foi desenvolvida a Nova Política de Educação a Distância, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), que impõe novas exigências estruturais, pedagógicas e avaliativas.
A evolução tecnológica é um grande impulsionador deste movimento. Nesse período, ferramentas de IA e Big Data foram desenvolvidas, permitindo a personalização de serviços, como a experiência oferecida por assistentes virtuais.
A WECLIX é parceira dos alunos e assume o compromisso de oferecer uma internet de qualidade e sem complicações, para potencializar as aulas e aprimorar a experiência no ensino a distância. Invista no seu futuro com uma conexão que acompanha o seu ritmo.