O Dia da Internet Segura tornou-se um evento marcante no calendário de segurança on-line.
A data foi fundada pela organização europeia Insafe e acontece no segundo dia da segunda semana de fevereiro, o que significa que os dias em específico podem mudar de ano para ano.
Tal como seu nome sugere, o Dia Internacional da Internet Segura visa mobilizar organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais, empresas privadas e a população em prol da missão de tornar a web um local mais saudável e seguro para todos — sobretudo para as crianças.
Por isso, é normal vermos instituições de ensino preparando atividades educacionais para os pequenos a respeito do tema.
A data comemorativa é uma forma de alertar a quantidade de armadilhas digitais, golpes cibernéticos, riscos à privacidade, fraudes financeiras e a disseminação de notícias falsas e desinformação.
Confira alguns cuidados para navegar com segurança:
Crie uma senha forte e segura
Aposte em combinações complexas de números, letras e caracteres especiais — quanto mais aleatória for uma password, mais difícil será para um criminoso cibernético adivinhá-la através de um programa automatizado.
Não clique em e-mails suspeitos
O e-mail é uma forte fonte de ataque de cibercriminosos e um dos principais canais para a prática de phishing. É importante ter cuidado com mensagens que parecem ser do seu banco e solicitam troca de senha, alertam sobre tentativas de fraude à conta ou oferecem algum seguro de graça, por exemplo.
Bloqueie câmeras e microfones se eles não estiverem em uso.
É como que ao instalar um aplicativo, muitos deles peçam acesso à sua câmera e ao seu microfone. Para alguns deles isso até faz sentido – como um mensageiro que permite conversas em áudio e vídeo. Porém, apps menos conhecidos se aproveitam dessa brecha para solicitar o mesmo acesso, e é aí que mora o problema. Fique atento.
Mantenha um antivírus atualizado e não faça downloads de fontes desconhecidas
Os antivírus são os principais responsáveis por alertá-lo com relação a malwares, vírus e spywares que possam querer se aventurar em sua máquina.
Ao identificar algum ameaçando o seu PC durante a navegação, o aplicativo emite um alerta, movendo aplicativos para quarentena ou mesmo bloqueando o acesso a sites suspeitos.
Gostou dessa informação? Compartilhe em suas redes sociais e discuta com os amigos.