Se existe algo que ninguém gosta ao navegar na internet são os típicos problemas no Wi-Fi e, consequentemente. Estas situações são mais corriqueiras do que imaginamos, afinal, quem nunca se preparou para o home office ou para assistir um filminho com o/a crush e precisou lidar com uma conexão ruim, não é mesmo?
Grande parte deste inconveniente está relacionada a falhas na transmissão de dados ou, até mesmo, pequenas correções que precisam ser feitas em casa. Se por um lado a velocidade de transmissão de dados tem sido mais rápida, por outro houve o aumento de problemas comuns com a rede.
Mas, como identificar problemas no Wi-Fi e corrigi-los? Será que todo problema é um motivo para solução técnica? Será que meu provedor entrega a quantidade de dados contratados na assinatura do plano?
Essa é a leitura perfeita para sanar essas e outras dúvidas. Vem com a gente e saiba mais!
Problemas no Wi-Fi vs. Roteador perfeito
Nós já comentamos aqui no blog como escolher o roteador perfeito para o seu Wi-Fi. Afinal, este é o equipamento principal para transmitir internet sem fio para o ambiente que você estiver.
Não só mencionamos a escolha, como também citamos as principais considerações para adquirir um roteador de qualidade. São eles: a velocidade do seu plano de internet; qual é a área de cobertura que você precisa ter e quantos aparelhos estarão conectados no Wi-Fi.
Contudo, entender os eventuais problemas no Wi-Fi está diretamente ligado ao tipo de roteador que você adquiriu. Sendo assim, vamos entender mais um pouco sobre os erros mais comuns!
Conexão lenta
Apesar de as conexões estarem mais rápidas ao redor do mundo, as redes sem fio – assim como as com fio – podem travar. Isso porque a distância e quantidade de dispositivos conectados na mesma rede podem interferir no sinal.
Com efeito, se várias pessoas estiverem usando equipamentos ao mesmo tempo, a sua internet está sendo espalhada e distribuída entre os dispositivos da sua casa. Isso significa que a banda larga não foi contratada de acordo com as suas necessidades de uso.
Uma opção, é verificar com seu provedor o melhor plano e que seja o suficiente para suportar vários acessos. Por outro lado, você pode conectar um ou mais dos dispositivos diretamente ao roteador usando um cabo Ethernet CAT-5. Dessa maneira, é possível liberar alguma banda larga sem fio e facilitar o uso para todos.
No entanto, não deixe de analisar a possível troca de plano para um melhor, combinado?
Sem conexão com a Internet
Periodicamente, algumas falhas podem acontecer no roteador ou modem – ou ambos – o que faz com que eles simplesmente parem de se comunicar.
Desse modo, a melhor maneira para resolver isso é retirar o modem e o roteador da tomada de alimentação. Na sequência, aguarde pelo menos 30 segundos antes de ligá-los na tomada novamente.
Todavia, se isso não resolver o seu problema, a razão pela eventual causa pode ser uma interrupção maciça do serviço do seu provedor. Neste caso, entre em contato com a empresa que oferece seus serviços de internet e informe que você está sem conexão. Uma visita técnica pode ser necessária.
Isso pode ajudar o seu provedor a saber mais sobre quais áreas estão sendo afetadas por uma interrupção e corrigir o erro com mais eficácia.
Problemas com o roteador
Outro problema “normal” e que muitas vezes ignoramos é o fato do roteador estar danificado ou desatualizado. É provável que neste caso, seja necessário realizar a troca do aparelho, principalmente, se há anos de uso.
Antes de mais nada, verifique se a luz de sinal sem fio no aparelho está acesa e piscando. Caso não esteja, desconecte o aparelho, espere 10 segundos e conecte novamente.
Caso ela não retorne, pode ser que seja necessário resetar o aparelho. Nesse meio tempo, utilize um palito ou algo fino para apertar o botão “Reset” e deixe-o pressionado durante 10 segundos. Espere todas as luzes do seu roteador ligarem novamente e, após isso, verifique se o seu modem está conectado ao roteador.
Seja como for, a prática de atualizar o roteador é sempre recomendada por questões de segurança. Para isso, é necessário entrar nas configurações do seu roteador.
Uma vez que cada aparelho tem sua própria página de ajustes, é sempre bom buscar informações específicas com o suporte da fabricante do seu aparelho. Ah, e realizar a troca quando necessário para não ocorrer mais problemas no Wi-Fi, não se esqueça disso, tudo bem?
Distância entre aparelhos
A distância entre o computador, notebook ou demais dispositivos do roteador é outro fator importante a ser levado em conta. Quanto mais próximos, maiores serão as chances da conexão ser mais rápida. Quanto mais longe, mais difícil será de captar o sinal com qualidade.
Ah, vale lembrar que paredes também funcionam como interferência. Por isso, opte por centralizar o roteador em um cômodo que distribua o sinal para todo o restante.
Antenas mal posicionadas
Se o seu roteador tem antenas externas, aqui vai uma dica que muitos desconhecem: você pode trocá-las por outras que sejam mais eficientes. Não entendeu o porquê? Vamos lá!
Ao passo que a maioria dos dispositivos com antenas compradas e/ou contratadas são omnidirecionais, isso significa que o sinal será disparado para todos os lados. É importante entender qual antena você vai adquirir antes de instalar, porque nem sempre esta é a melhor opção.
O ideal é concentrar o sinal em uma única direção para atender os dispositivos conectados em um determinado ponto da residência. Sendo assim, se você quiser trocar suas antenas para algo melhor, há duas opções.
A primeira é adquirir uma omnidirecional que tenha um sinal mais forte, para um alcance melhor. Já a segunda, é recorrer a uma antena direcional para fortalecer o sinal em apenas uma direção.
É bem provável que o fabricante do seu roteador venda estas antenas separadamente. Neste caso, vale atentar-se à compra mesmo, certo?
Equipamentos ultrapassados
Novamente: a maioria das pessoas configura um roteador, mas às vezes não percebem que ele pode estar limitando sua rede, especialmente quando o equipamento já tem alguns anos de uso. Sim, funciona, mas poderia funcionar melhor.
Ter um bom roteador Wi-Fi é bastante importante para aproveitar a Internet na sua casa. E, na hora de comprar, é importante considerar suas especificações e entender o que combina mais com a sua Internet.
Dessa maneira, existem certos pontos a serem considerados, como o tipo de uso, quantas pessoas terão o acesso e o tamanho da sua casa. Outro ponto a ser questionado é a quantidade de tecnologia envolvida em relação às gerações anteriores de roteadores.
Só para ilustrar, se você tem um plano de internet com velocidade superior a 100 MB, vai precisar considerar roteadores compatíveis com portas Gigabit. Isso significa que serão modelos com tecnologia dual-band, atuando em 2,4 e 5 GHz que oferecem maior velocidade, entendeu?
O Mundo Weclix no Wi-Fi
A Weclix é uma empresa descomplicada e moderna, que nasceu para oferecer aos clientes uma experiência totalmente nova! Fibra óptica de ultra velocidade com estabilidade de conexão é só na Weclix.
Se você ainda não é cliente, venha descobrir porque todo mundo está migrando para cá. Experimente qualidade, agilidade e atenção integral ao cliente.
Tenha uma internet de verdade na sua casa, tenha Weclix. Para saber mais dos nossos planos, acesse www.weclix.com.br ou chame a gente no Whatsapp: https://bit.ly/2zSrMdt/ ?.